Para tentar conter o avanço da transmissão do Coronavírus, é necessária a apresentação do certificado de vacina para entrada em alguns estabelecimentos ou eventos.
Para facilitar a apresentação do documento, os brasileiros que tomaram doses de vacina Covid-19 de imunizantes diferentes podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra a doença por meio do aplicativo “Conecte SUS”, disponível para download em todas as lojas de aplicativo de smartphones.
O certificado pode ser emitido somente pelo cidadão que estiver com o esquema vacinal primário completo, ou seja, depois de receber a segunda dose ou dose única do imunizante.
Como baixar e se conectar
Para ter acesso ao Conect SUS, basta baixar o aplicativo. O processo de credenciamento é bastante simples, só é necessário informar um e-mail de uso comum ou o número de CPF. Isso pode ser feito diretamente na página do app, sem a necessidade de acesso a um outro site.
Após o login realizado, o usuário terá acesso on-line às vacinas. Mas lembre-se, para ter acesso a essa informação, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis, após a data de vacinação, para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso. Se após este período, ainda assim, os dados não estiverem disponibilizados, é necessário fazer contato com o estabelecimento de saúde onde foi tomada a vacina e solicitar o registro na Rede Nacional de Dados em Saúde, Ministério da Saúde.
Com as duas doses registradas é possível emitir o cerificado de vacinação, na área de vacinas do app.
Passo a passo
1 – Baixe o app Conect SUS
3 – Acesse a carteira de vacinação digital
4 – Verifique se o esquema vacinal está completo
5 – Emita o certificado
JOGOS FENACEF
Lembre-se! Para participar dos Jogos Fenacef deste ano você precisa apresentar o certificado de vacinação completo.