A 12ª edição dos Jogos Fenacef finalizou as atividades em grande estilo, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As disputas desta edição chegaram ao fim deixando um “sabor de quero mais” para os atletas da AEA/ES. E a cerimônia de encerramento do evento foi uma verdadeira festa com direito a participação especial da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, naquele clima típico de alegria contagiante que é característico dos cariocas para receber bem e celebrar a “cidade maravilhosa”.
Na cerimônia, houve a tradicional premiação dos presidentes e uma novidade: o presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, convidou todos os atletas e participantes da plateia do evento para que, juntos, pudessem declarar encerrados os Jogos FENACEF 2023.
Logo após a entrega dos troféus aos presidentes das delegações, começou um desfile de alegria e descontração, que tomou conta de todos assim que a batucada anunciava a entrada e o show da escola de samba Beija-Flor.
Ao longo de todos os dias de competição, tivemos atletas da AEA/ES que disputaram nas seguintes modalidades: Futsal, Vôlei de Quadra misto, Vôlei de Quadra feminino, Vôlei de Areia, Beach Tennis, Xadrez, Canastra, Dominó, Sinuca e Corrida de Rua, no espaço do Parque Olímpico da Barra (POB). Já as disputas de Futebol Soçaite e Tênis de Quadra, foram realizadas no Clube de Aeronáutica da Barra (CAER), e as provas de Natação, no Parque Aquático Júlio Delamare, no Maracanã.
Os atletas Elvira André e Edmar André são o casal de Ouro da AEA/ES na modalidade Canastra da edição deste ano. Eles conquistaram o 1º lugar no pódio ao vencer a dupla do Piauí.
Nas competições de domingo, a AEA/ES também conquistou mais duas medalhas. Essas vitórias foram mérito dos nossos atletas corredores. Bernadete Minete Meireles ficou com a medalha de Prata. E José Miranda Neto, o famoso “Mirandinha”, com a de Bronze, ambos na modalidade Corrida de Rua, 10 Km, 65 + Feminino e Masculino, respectivamente.
Mirandinha, ainda conquistou outra medalha: a de Prata, na modalidade Corrida de Rua 10 km 65+ para o Espírito Santo. E tivemos a participação da atleta Zildete Moura Araújo Busnardo, que competiu com o tempo de 30 minutos e garantiu a classificação do 9º lugar na disputa de Corrida de Rua de 5 KM – Feminino 60+ anos e, também na de Corrida de Rua de 10 KM – Feminino 60+ anos.
Outro atleta e associado da AEA/ES que conquistou o Ouro este ano é José Stenio Ferreira Luz, que subiu ao pódio para levantar a medalha da modalidade de Xadrez dos Jogos FENACEF 2023. Na disputa, nosso atleta chegou até a sexta rodada, quando derrotou o competidor de Pernambuco e conquistou o 1º lugar.
Nas modalidades de Vôlei de Quadra Misto, Vôlei de Quadra Feminino e Vôlei de Areia não conseguimos alcançar os pódios, mas tivemos disputas acirradas. Já no Beach Tennis Dupla Feminina faturamos a medalha de Bronze com as atletas Niceia Lovatti e Creuzeny Effigen, mais conhecida por todos como “Creu”.
No Tênis de Quadra Individual Feminino nossas atletas se classificaram em 1º lugar e conseguiram chegar às semifinais disputando contra o Distrito Federal. Nossas associadas ainda chegaram até as finais competindo contra São Paulo, mas com o placar de 2 X 1 a favor das paulistas, ficamos em 4º e 7º lugares respectivamente. Então, não foi possível chegar ao pódio nessa modalidade.
Já no Tênis de Quadra Individual Masculino ficamos em 5º lugar, o que não nos permitiu trazer mais uma medalha para casa, mas garantiu uma boa competição entre os atletas. Enquanto isso, na mesma modalidade, só que na opção de Tênis de Quadra Dupla Feminina, nossas jogadoras conseguiram chegar até às finais. Mas, infelizmente, com um placar e 2 X 1 o Rio Grande do Sul levou as medalhas do 3º lugar.
E no Tênis de Quadra Dupla Masculina, disputamos até a terceira rodada contra a Bahia. Mas, nossos atletas não chegaram até as semifinais e às finais. Alcançamos o 5º lugar. Na modalidade de Tênis de Quadra Dupla Mista, nossos representantes foram até as semifinais contra a Paraíba. Mas, acabamos o torneio em 4º lugar.
Já na disputa de Dominó, realizada no Parque Olímpico da Barra, conseguimos chegar até as quartas de final contra Minas Gerais. Não subimos ao pódio, porém, vale destacar que nossos atletas conquistaram o 8º lugar e mantiveram a garra em todos os momentos.
Na Natação, na prova 4 Livre 50 M Feminino 65+ anos tivemos a participação da associada Eliane Soares Rasseli, competindo pelo Espírito Santo e garantindo a 5ª colocação com o tempo de 01’03"035.
Enfim, chegamos ao final de mais uma edição dos Jogos FENACEF. Além de competir e cuidar da saúde, muitos atletas levaram para casa a alegria do reencontro e da competição amistosa entre todos.
Os atletas e associados da AEA/ES esbanjaram alegria e deram um verdadeiro show de vivacidade, parceria, felicidade, amizade e espírito de competição saudável durante todos os dias dos Jogos FENACEF 2023. Que venha a edição de 2024!
Ah! Visite as nossas redes sociais e veja os registros de todos esses dias de disputas nos espaços de competições do Rio de Janeiro. Aproveite para conferir a alegria contagiante dos nossos atletas Niceia, Mirandinha e Luisa dando uma aula de entusiasmo, sorrisos e samba no pé na cerimônia de encerramento dos Jogos. Clique aqui.