No documento, a Fenacef e as entidades representativas manifestam veementes repúdio e indignação pelo fato de a Previc aceitar e concordar com as alterações ilegais do Estatuto da Funcef promovidas pelo presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, uma vez que, conforme disposto no próprio estatuto da Fundação, para alterá-lo é exigido o quórum qualificado de 4 (quatro) votos dos 6 (seis) membros do seu Conselho Deliberativo. Contudo, o Estatuto foi considerado alterado, pelo presidente do Conselho Deliberativo, usando seu Voto de Qualidade e contrariando, portanto, o resultado da votação durante a reunião na qual se deliberou sobre a respectiva alteração do Estatuto e que terminou empatada.
Tal medida, é claro, beneficia sobremaneira a patrocinadora Caixa em detrimento dos mais de 132 mil participantes que contribuíram e ainda contribuem paritariamente para formarem a reserva hoje existente na Fundação, em torno de R$ 83 bilhões.
Para ler o conteúdo inteiro do manifesto e saber quais medidas estão sendo tomadas pelas entidades representativas para reverter a situação, clique no link abaixo.