A Comissão do XLII Simpósio FENACEF preparou uma programação de temas que serão debatidos no evento e solicitou a participação e a opinião dos aposentados e pensionistas de todo o Brasil. O levantamento, que foi finalizado no mês de agosto, agora teve os resultados divulgados e apontou que a AEA/ES ficou em 2º lugar no ranking como melhor participação na enquete do Simpósio, em números absolutos.
Outro fator que também chamou a atenção dos organizadores foi que, em percentual, a AEA/ES também se destacou das demais participantes. O engajamento dos associados do Espírito Santo se sobressaiu na apuração das informações, especialmente, tendo em vista que a associação possui, hoje, 1.200 associados ativos e que, desses, 94 aposentados e pensionistas atuaram efetivamente na enquete.
De acordo com o presidente da Associação, Paulo Guimarães, o envolvimento e a disposição dos associados do Espírito Santo demonstram a expectativa e o desejo de todos em participar desta edição do Simpósio buscando soluções para as questões relevantes e difíceis, além da possibilidade de refletir e debater as propostas mais interessantes e viáveis para todo segmento.
“A participação dos associados da AEA/ES na enquete realizada pela Fenacef com intuito de levantar as principais preocupações dos aposentados e pensionistas foi acima das nossas expectativas. “Ficamos em segundo lugar em números absolutos com 94 participações únicas e em primeiro lugar em números percentuais, considerando-se a quantidade de associados por estado. Com a ajuda desses colegas, vamos ter um Simpósio muito mais propositivo e alinhado com os interesses de nossa categoria”, ressalta Paulo Guimarães.
O levantamento desses dados considerou três eixos de avaliação, conforme foi disponibilizado na enquete. São eles: 1) Eixo FENACEF; 2) Eixo CAIXA; 3) Eixo FUNCEF. Com base nas respostas dos associados da AEA/ES, os resultados evidenciaram que os eixos FENACEF e FUNCEF foram os mais recorrentes e com maior porcentagem, com o equivalente a 94% da pesquisa. Já o segundo eixo ocupou 92% das participações.
Entre os temas mais sugeridos nas respostas da enquete, separados por eixo, estão:
1) Eixo FENACEF
– Previdência Complementar: conhecimento e ameaças;
– Ações Judiciais: atualização e informes;
– FENACEF SAÚDE: funcionamento e alternativas;
– Acompanhamento e prestação de contas sobre os Projetos de Lei de interesse do segmento;
– Previdência Complementar: conhecimento e ameaças.
2) Eixo CAIXA
– SAÚDE CAIXA: análise de situações;
– Isenções de taxas, tarifas, anuidade de cartões.
3) Eixo FUNCEF
– Resultados FUNCEF: perspectivas e plano de ação;
– Equacionamento: informações e perspectivas;
– Transparência e tempestividade na divulgação de informações e balancetes;
– Fundo Garantidor de Operações do CREDPLAN (FGQC): adequação das taxas;
– Acordo Mulheres Pré 79 – Situação.
Leia mais