»

»

Funcef

CPI dos Fundos de Pensão convoca dirigentes de entidades investigadas

A CPI dos Fundos de Pensão presidida pelo deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) aprovou os primeiros requerimentos de convocação para dar início às audiências da comissão. Entre os convocados estão os diretores e conselheiros fiscais de fundos de estatais como o Previ (Banco do Brasil), Postalis (Correios), Funcef (Caixa) e Petros (Petrobras), no período de 2003 a 2015.

Conforme o deputado federal Efraim Filho a CPI foi criada para investigar indícios de suposta manipulação incorreta em fundos de pensão complementar. A criação foi autorizada no mesmo dia em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou seu rompimento oficial com o governo Dilma Rousseff. Na ocasião, ele também deu aval para a instalação da CPI do BNDES.

De acordo com o plano de trabalho da CPI dos Fundos de Pensão, os diretores e conselheiros do fundo serão ouvidos pelos parlamentares depois dos depoimentos de líderes de entidades representativas de pensionistas, supostamente, afetados pela má administração dos recursos dos fundos. A próxima sessão da CPI é na quinta-feira (20).

“Os pensionistas são, num primeiro momento, os principais prejudicados pelos prejuízos financeiros sofridos no período de 2003 a 2015. É essencial o início dos trabalhos a partir da oitiva de entidades representativa dos pensionistas”, avaliou.

Só da Petros, foram convocados sete pessoas, entre dirigentes e ex-dirigentes. Na Previ, foram outras oito pessoas. Na Postalis, são sete, enquanto na Funcef são outras seis.

Para ir à CPI antes dos representantes dos fundos, os parlamentares aprovaram a participação de representantes das seguintes entidades: Associação de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (AAPBB); Associação Nacional dos Aposentados dos Correios (AAC); Associação Nacional dos Participantes da Petros (Apape); Associação de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Apacef); Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar); Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB); Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petros (Fenaspe); Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos (FAACO); Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef).

Texto: Assessoria de Imprensa da Fenacef

Arquivos

Confira mais Notícias

»

12.12.2025

Imperdível! Confira a galeria de imagens da festa de fim de ano da AEA/ES

»

03.12.2025

Veja a cobertura do 45º Simpósio FENACEF

»

28.11.2025

Coral Espírito Canto da AEA/ES une música e solidariedade no Asilo dos Idosos de Vitória

»

20.11.2025

Assista o vídeo da Live da Fenae sobre os impactos de decisão do STJ na dedução do IR de contribuições extraordinárias

»

05.11.2025

AEA/ES e APACEF publicam nota de repúdio após decisão judicial determinar recálculo da multa de R$ 10,3 bilhões imposta ao grupo J&F

»

13.10.2025

Saúde Caixa tem reajuste zero, mas “a luta ainda não terminou”

»

09.10.2025

Faça sua inscrição nas festas de fim de ano da AEA/ES

»

07.10.2025

AEA/ES e Farmácia Santa Lúcia concluem 2ª Campanha de Vacinação Contra Herpes Zoster com ótima adesão